Seminário dá a largada para a qualificação para a Copa
08/12/2011 - Quinta-feira Programa Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais para 2014 é desenvolvido pela Rede Escola de Governo em parceria com a Feevale
O seminário O Rio Grande do Sul entra em campo para a Copa 2014, que aconteceu nesta terça-feira, dia 6, no Centro de Eventos Arthur Dallegrave, marcou o lançamento oficial do Programa Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais para 2014, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos. O programa é desenvolvido pela Rede Escola de Governo em parceria com a Universidade Feevale e prevê, além deste, a realização de seminários regionais e mais de 60 ações educativas relacionadas ao tema. Santo Ângelo, Bento Gonçalves, Bagé, Uruguaiana, Osório e Pelotas estão entre as cidades que receberão as atividades nos próximos meses. O encontro procurou levantar possibilidades de resposta para a indagação "de que forma você poderá aproveitar as oportunidades que a Copa do Mundo trará ao Rio Gr ande do Sul?". Cerca de 300 pessoas, representando mais de 40 cidades, participaram do evento.
De acordo com o reitor da Feevale, Ramon Fernando da Cunha, a Instituição entende que a qualificação das pessoas é um grande legado que fica para a sociedade. "A Feevale vai trabalhar, neste programa, com interesse, qualificação e afinco. Entendemos que, além de trabalhar para a Copa do Mundo, vamos trabalhar para muito mais, para a sociedade gaúcha e para um processo de cidadania", afirmou. Entre as áreas abordas pelo programa, estão: Gerenciamento de Projetos; Copa Verde – Formação e Sustentabilidade; Preparação de Agentes de Segurança; Políticas de Gênero e Capacitação de Mulheres; Prevenção em Saúde; e Capacitação Tecnológica, Transparência e Controle Social.
"A partir de hoje, queremos provar que a Copa pode deixar um legado aos servidores e aos gestores públicos no que se refere ao aprimoramento da metodologia do conhecimento", disse o diretor-presidente da FDRH, Jorge Branco. De acordo com Branco, o objetivo é fazer com que grandes eventos repercutam positivamente para todos os cidadãos do Estado, e que os conhecimentos e metodologias advindos com eles possam ser distribuídos a todos os municípios. "Não é possível pensar em desenvolvimento sem que se tenha uma recuperação da capacidade de ação do Estado", salienta.
Já a coordenadora da Divisão de Ensino e Pesquisa da FDRH, Liana Borges, lembrou que a Rede Escola de Governo é configurada na perspectiva de uma formação humanística e constituída com base em três esferas: Estado e Democracia, Estado e Sociedade Civil e Estado e Desenvolvimento Sustentável.
Impactos dos megaeventos, durante a manhã
Durante o painel da manhã, o presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, João Luiz dos Santos Moreira, falou sobre os impactos dos megaeventos nas comunidades, abordando temas correlatos como turismo, desenvolvimento, negócios e tendências. Atuando no segmento de captação de eventos e promoção dos destinos, Moreira avalia o cenário atual. Para ele, a Copa trouxe um choque de realidade. "Não temos infraestrutura aeroviária, viária, rodoviária, portuária. Não temos telefone, mobilidade e acessibilidade. Não temos nada. Tomamos um choque de cultura e necessidade e estamos correndo para fazer obras que já poderiam ter sido feitas há 30 anos. O turismo de eventos é uma indústria que mexe com 60 milhões de pessoas ao ano no Brasil", afirma.
O negócio Copa e um bate-papo descontraído com a imprensa, os temas da tarde
A abertura oficial do evento aconteceu no início da tarde, e contou com as presenças do diretor-presidente da FDRH, Jorge Branco, do secretário do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, da secretária de Turismo, Abgail Pereira, do presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, do reitor da Universidade Feevale, Ramon Cunha, do secretário-adjunto municipal da Secretaria Extraordinária da Copa 2014, José Mocellin, e do representante da Famurs, Antônio Naval, além de autoridades de diversas cidades do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário