Arquipélago é um bairro da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela lei nº 2022 de 7 de dezembro de 1959.
O bairro é formado por 16 ilhas integrantes do Delta do Jacuí.
Índice |
Histórico[1]
A primeira ocupação das ilhas do Arquipélago, conforme indícios arqueológicos, data do século XVI, e seus primeiros habitantes eram índios guaranis.Segundo os moradores antigos do Arquipélago, no século XVIII as ilhas Saco do Quilombo, Maria Conga (também chamada Ilha do Quilombo e atual Ilha das Flores) e Maria Majolla abrigaram ancestrais escravos. A presença de quilombo nas ilhas é assunto ainda pendente de estudo aprofundado, porém documentos da Câmara do século XIX comprovam a presença de população negra na ilha em 1810, e dá indícios que sua ocupação seja anterior a esta data.
No início do século XIX, as ilhas abasteciam o centro da cidade com seus produtos, principalmente capim, hortaliças e peixes. Mas, a partir do final deste século, a pesca foi a principal atividade econômica dos ilhéus, até meados de 1970.
Em 1979, o governo do estado institui o Plano Básico do Parque do Delta do Jacuí, com o objetivo de disciplinar a ocupação e evitar a degradação ecológica, e a administração do bairro passou para a Fundação Zoobotânica.
Características atuais
Por sua proximidade e facilidade de acesso ao Centro da cidade, com o passar do houve significativo aumento populacional, sendo que as ilhas com maior número de habitantes são a Ilha da Pintada, a Ilha Grande dos Marinheiros, a Ilha das Flores e a Ilha do Pavão[2].Na Ilha do Pavão localiza-se a sede náutica do Grêmio Náutico União, tradicional clube de Porto Alegre[3].
Das dezesseis ilhas que compõem o Arquipélago, a Ilha das Garças pertence ao município de Canoas, e a Ilha das Figueiras, ao município de Eldorado do Sul.
Mesmo com todas dificuldades enfrentadas, especialmente pelos freqüentes alagamentos, seus moradores encontraram alternativas de atividades econômicas, como os catadores de lixo da Ilha da Pintada, que desenvolvem um importante trabalho de reciclagem[4].
Nenhum comentário:
Postar um comentário